Luan Santana

Luan Santana

Luan Rafael Domingos Santana (Campo Grande, 13 de março de 1991), mais conhecido como Luan Santana, é um cantor e compositor brasileiro. Em 2009, lançou seu álbum de estreia, Tô de Cara, e chegou ao estrelato com a canção “Meteoro”. Em seguida, gravou seu primeiro álbum ao vivo, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja e se tornou um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, sendo certificado com multi-platina.

Seu segundo álbum ao vivo, intitulado Ao Vivo no Rio (2011), gerou cinco singles, sendo que todos atingiram a primeira posição na parada de singles da Billboard Brasil. Em 2012, Luan lança seu segundo álbum de estúdio, Quando Chega a Noite. O álbum, que lhe rendeu uma segunda indicação ao Grammy Latino, atingiu a primeira posição no chart da ABPD e teve como maiores sucessos “Você de Mim Não Sai”, “Nêga” e “Incondicional”. No ano seguinte, Luan lançou seu primeiro extended play (EP), Te Esperando. A faixa-título do EP se tornou um hit nas rádios, atingindo a primeira posição entre as mais executadas.

Ainda em 2013, Santana lança seu terceiro álbum ao vivo, O Nosso Tempo É Hoje, que vendeu mais de 250 mil cópias e gerou os singles de sucesso “Tudo Que Você Quiser” e “Cê Topa?”. Em 2014, gravou seu primeiro DVD acústico, nos Estúdios Quanta, em São Paulo.[6] O CD/DVD Acústico (2015) atingiu a primeira posição nos rankings da ABPD e gerou três singles que culminaram a tabela Hot 100 Airplay: “Eu Não Merecia Isso”, “Escreve Aí” e “Chuva de Arroz”.

Em 2016, o cantor lançou seu quarto álbum ao vivo, 1977, cujo título e conceito é uma homenagem às mulheres. O DVD conta com a participação das cantoras Sandy, Anitta, Ivete Sangalo, Ana Carolina e Marília Mendonça. O primeiro single do projeto, “Eu, Você, o Mar e Ela”, se tornou mais um número um na carreira do artista, feito repetido com a segunda música de trabalho do álbum, “Dia, Lugar e Hora”. Luan é o artista que mais vezes atingiu o topo da parada Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil.

Vida antes da fama

Luan Rafael Domingos Santana nasceu em 13 de março de 1991 em Campo Grande em Mato Grosso do Sul, onde viveu até seus oito anos de idade, durante esse período se mudou várias vezes incluindo as cidades de Maringá, e Manaus, e Ponta Porã por conta das transferências de trabalho de seu pai, que trabalhava em um banco. É filho de Marizete Santana, e Amarildo Domingos.

Luan sempre gostou de tocar violão, e aprendeu ainda quando criança por incentivo de seu pai, que notou o talento do filho com o instrumento. Luan iniciou sua vida escola na escola N.S Auxiliadora e também passou por várias escolas, conforme iria se mudando com a sua família por outras cidade. Santana costuma levar seu violão para escola e nas aulas vagas gostavas de tocar violão, assim como no intervalo. Santana também costumava tocar na Igreja que frequentou durante meses na cidade de Maringá.

Precisar quando a história do cantor Luan Santana, começou é tarefa difícil. Já aos três anos de idade na sua cidade natal, Campo Grande em Mato Grosso do Sul, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar. Clássicos como “Muda de vida” “Chico Mineiro” e “Cabocla Tereza” eram interpretados por Luan, sem nenhum erro na letra. Percebendo o seu talento, o pai deu de presente um violão, para incentivar ainda mais o pequeno cantor. A partir desse momento as apresentações ganharam uma atração a mais, Luan cantava e “tentava” dedilhar algumas notas musicais no instrumento, que se tornou inseparável a partir daí.

Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan Santana faz uma festa onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari também em Mato Grosso do Sul, cidade natal dos seus pais e vizinha a Campo Grande. A principal música do repertório escolhido para aquele dia era “Falando Serio”, que até então, inédita e carro chefe nas suas apresentações.